Sem categoria

Limpeza de Móveis, Estofos e Carpetes – Parte II

Conforme combinado, cá estamos para lhe dar mais umas dicas de limpeza, desta vez para os estofos e carpetes:

Estofos

Não utilize produtos de limpeza como: corrosivos, solventes, ácidos ou álcool.

  •  Estofos em pele:

Para limpeza do seu sofá em pele deverá escolher produtos de PH neutro.
O sabão Azul e branco, por exemplo, é excelente para limpar estofos. Utilize um recipiente com água limpa, um pano ou esponja ( pode até ser o da loiça, mas use apenas a parte mais suave). Esfregue o pano ou esponja no sabão e passe no sofá, passando por água limpa para ir retirando a sujidade, de modo a não espalhá-la. Termine, passando um pano limpo em todo o sofá.
Outro exemplo de um bom removedor de manchas num sofá de pele, são as toalhitas tipo Dodot, pois para além de limpar, também hidrata.

Depois de limpar o seu sofá, convém fazer uma boa hidratação, para que não perca a elasticidade, prevenindo as rachas. Deverá fazê-lo pelo menos uma vez por ano, preferencialmente após o Verão, uma vez que é a altura em que há uma maior perda de hidratação, principalmente se o seu sofá estiver perto de luz natural.
Se no Inverno utilizar aquecimento central, ar condicionado ou outro meio de aquecimento, deverá fazer a hidratação pelo menos duas vezes por ano.

Podemos dizer que a pele do sofá é idêntica à nossa pele. Pode hidratá-la com produtos como o creme nivea ou creme gordo. Aplique uma pequena quantia com um pano pouco absorvente e espalhe suavemente pela pele do sofá, de modo a ser absorvido lentamente. Não se sente imediatamente, após a hidratação do sofá.

  • Estofos em Pele Sintética:

Poderá proceder da mesma forma, tal como um sofá de pele, embora não seja necessário a sua hidratação pelo facto de ser sintético.
Tenha particular atenção à colocação de mantas ou almofadas decorativas com cores fortes, e com as peças de vestuário que utiliza, principalmente as gangas, pois podem dar origem a transferência de cor, debotando o sofá, sobretudo se for de cor clara. A nível de durabilidade, a pele sintética é o material com menos resistência ao uso diário.

  • Estofos em Tecido:

Para estofos em tecido, recomenda-se a aspiração regular do sofá ( pelo menos numa vez por semana)  retirando-lhe o pó e sujidade superficial.

Se houver algum derramamento de líquido, deve-se imediatamente remover a substância com um pano branco ou papel absorvente. Se permanecer resíduos, coloque 2 ou 3 gostas de detergente da loiça num copo, colocando-o debaixo de água corrente  ou morna de modo a criar espuma. Essa espuma deve ser utilizada apenas para causar efeito mata-borrão com um pano turco, passando suavemente sobre a zona em causa. Em seguida, passar um pano absorvente apenas com água, para remover o detergente e finalizar com a secagem utilizando um secador de cabelo, mantendo-o a uma distância de 20/30 cm, de forma a não ocorrer qualquer risco de queimar o tecido.

Ao cumprir estas recomendações, a relação com o seu sofá será mais duradoura e ele agradece.

Atualmente, já existem tecidos com tratamento Aquaclean proporcionando a mais avançada tecnologia contra as nódoas e facilitando a limpeza inclusive apenas com água.

Esse tratamento é invisível e não afecta aspectos como textura, cor, cheiro, etc. O Aquaclean é um escudo molecular que rodeia cada uma das fibras e impede a aderência das nódoas nas fibras.
Carpetes:

As carpetes devem ser aspiradas, no mínimo, uma vez por semana, acrescente bicarbonato de sódio ao saco do aspirador, assim conseguir-se-á um combate mais efetivo dos odores desagradáveis.
Quando se deixa cair algo líquido sobre um tapete, a primeira coisa a fazer é absorver o que for possível com um pano ou papel absorvente, sem esfregar para não espalhar. Se o derramamento for de sólidos, então pode usar-se uma colher para tirar o que se conseguir. A limpeza do tapete fica completa com um pano limpo, água e umas gotas de detergente ou sabão neutros. Pode ser necessário repetir o procedimento depois de seco, escovam-se delicadamente os pelos da área tratada.
O vinagre é otimo para limpeza geral de tapetes e carpetes. Humedece-se uma esponja  na solução feita (a mesma porção de água e vinagre) e passa-se levemente sobre o tapete ou carpete, tendo o cuidado de que seque antes de utilizar novamente.
O vinagre também permite tirar nódoas de Ketchup, café, refrigerantes, chocolate, cola utilize uma porção de vinagre e 2 de água. Para retirar pastilha elástica, molhe a zona com vinagre e deixando atuar algum tempo, se aquecer o vinagre os resultados são mais rápido.

Tratamento de protecção anti-nódoas e anti-ácaros:

Caso prefira, poderá deixar a limpeza dos seus sofás e carpetes para uma empresa especializada. Nos Móveis Santo Agostinho, somos agentes das empresas “Biomex” e “Repele”. Estas empresas prestam um serviço de:
–  tratamente de protecção anti-nódoas e anti-ácaros para tecidos,
–  tratamento de protecção anti-nódoas e hidratantes para peles,
– limpeza profunda de estofos e tapetes, utilizando as mais recentes técnicas e máquinas para o efeito.

A aplicação do tratamento é extremamente rápida, levando cerca de 4 horas a secar e 24 horas para se tornar 100 % eficaz. O seu sofá fica protegido contra nódoas, ácaros e os efeitos dos raios UV. É entregue um certificado de garantia e Assistência gratuita, válida por um período de 10 anos.

No caso da limpeza de carpetes, as mesmas são recolhidas e entregues gratuitamente, em qualquer ponto do país.

Para informação mais detalhada, consulte:

www.repele.pt                  www.biomex.pt