Sem categoria

Cozinha Funcional

” A beleza é descutivel, a funcionalidade não” diz o arquitecto muniquense Hendrik Muller

A cozinha ideal, é aquela que permite com que as pessoas que nela trabalham exerçam as suas actividades com o mínimo esforço, rapidez e muito conforto.
Para que a cozinha seja realmente funcional, no projecto da mesma  é conveniente considerar as características físicas de quem nela vai trabalhar, a organização e localização dos principais electrodomésticos.

Assim, passo a citar algumas dicas para uma cozinha funcional, que espero que sejam muito úteis para facilitar na hora de cozinhar.

Localização

O ideal é que a cozinha esteja perto da sala de jantar e que tenha fácil acesso ao exterior (para entrar com as compras, para levar o lixo aos caixotes, para fazer um almoço no jardim se for caso disso).

Forma e Tamanho: As cozinhas quadradas ou rectangulares são mais fáceis de organizar.

Cores: Cada pessoa tem o seu gosto, a sua personalidade no entanto, deve-se tomar cuidado na escolha das cores. As cores claras ajudam a dar a sensação de amplitude.

Chão e Bancada da Cozinha: Escolha um piso  e uma bancada de cozinha que seja fácil de limpar, que não absorva líquidos para que não fique manchado

Medidas: Existe medidas estandardizadas, no entanto para que esta seja realmente funcional, no projecto  deverá considerar as características físicas de quem nela vai trabalhar  ( se é uma pessoa baixa estatura, não tem sentido armários altos; a bancada da pia deve ter a altura um pouco menor que a altura do chão até ao braço da pessoa dobrado em 90 graus)

Circulação e Funcionalidade:
– A forma ideal para organizar a cozinha é criando um triângulo cujos vértices são o frigorífico, a pia e o fogão. A distância entre a pia e o frigorífico deve ser pequena, de maneira a pegar nos alimentos do frigorífico, lavar na pia e colocar a cozinhar no fogão.

– Perto do fogão, se for possível deverá ter umas bancadas laterais com gavetas, de modo a colocar os talheres, os panos, os temperos e as panelas.

– Se o forno for separado deverá ficar perto do fogão e do microondas

– A pia deverá ficar perto de uma janela para ter ventilação e boa luminosidade. Se tiver espaço é aconselhável a optar por 2 cubas e escorredor, para colocar a louça, por baixo desta deverá ficar o caixote de lixo

– Perto do frigorífico deve ficar a dispensa (os armários de armazenamentos dos alimentos) e uma bancada de forma ajudar a organizar as compras.

– Avalie a forma como gosta de guardar os seus electrodomésticos, panelas, caixas, talheres e alimentos, pois servirá para que tenha o numero correcto de gavetas, gavetões e portas.

– As coisas devem ser arrumadas de acordo com a frequência de uso, ou seja, o que usa mais deverá estar mais facilmente acessível, sem ter necessidade de se abaixar ou usar escadas.

Solicite o seu orçamento que teremos todo o gosto em o ajudar a planear a cozinha funcional que sempre sonhou. Faremos um projecto 3D, sem compromisso e sem custo.