Sem categoria

Como Escolher a Mesa de Sala



O Natal está próximo! É tempo de convívio, de juntar a família e amigos e partilhar bons momentos, com as pessoas mais importantes da sua vida!

Nos Móveis Santo Agostinho também já cheira a Natal!

Preparamos especialmente para si, algumas dicas para que escolha a melhor peça de mobiliário nesta época: a Mesa de Refeições! Esta  é o ponto central onde todos se reúnem. Entre risos e brincadeiras, queremos tornar esse

momento de fraternidade tão bom, como o saborear das comidas e doces deliciosos!

Em primeiro lugar, avalie o uso que a mesa irá ter, a quantidade de pessoas que irá comportar e o espaço disponível. Só depois disso é que podemos dimensionar a mesa, as cadeiras, e posteriormente pensar nos materiais.

 

Dica 1: Tirar medidas

Faça a medida dos espaços; se tiver dificuldade em visualizar e estiver inseguro(a), pegue numa fita para fazer a marcação da posição da mesa juntamente com as cadeiras. Faça as marcas no chão, de modo a ficar com uma ideia mais aproximada do espaço que esta irá ocupar na divisão.

Dica 2: Atenção ao espaço de circulação em volta

Nunca se esqueça de somar a distância da cadeira afastada da mesa (aproximadamente 50 cm ). Deve haver uma distância mínima de 90 cm entre a mesa e a parede ou outro móvel, mas se tiver mais espaço, o ideal é 120 cm. Essa medida vai definir tanto o tamanho como o formato da mesa. Ao respeitá-la, o ambiente fica mais confortável e prático para o dia-a-dia.

Esquema Espaço de Mesa

Dica 3: Formato da mesa

Quadrada, redonda, oval ou rectangular? Fixa ou extensível?

A mesa redonda pode ser uma boa opção, quando o espaço é mais pequeno, pois não há esquinas e torna o ambiente mais acolhedor.

Já a mesa oval é uma boa opção para quem tem um pouco mais de espaço, mas tem um ambiente de muita circulação nas laterais. Deste modo, evita-se que se esbarre nas esquinas.

As mesas quadradas, além de bonitas, são confortáveis para os convidados, pois ficam todos próximos. As de modelos de 8 lugares, ainda melhor. Mas para essas mesas, é necessário que se tenha uma sala quadrada grande, pois ocupam bastante espaço nos 4 lados.

A mesa rectangular é a mais tradicional. Pode ser pequena ou grande. Se encostada a um dos lados da parede, poupa mais espaço.

Opte por uma mesa extensível, se recebe convidados com frequência. Pode mantê-la fechada no dia-a-dia e abri-la apenas quando é necessário.

Dica 4 – Material

Sobre o material, isso dependerá do tipo de decoração que pretende. Pode harmonizar a mesa à decoração do ambiente, ou então misturar estilos para um visual mais moderno. Seja de madeira ou com tampo de vidro, escolha o material que mais lhe agradar.

Mesas em vidro conjugadas com pés metálicos ou lacados, são óptimas para dar amplitude ao ambiente, e tornar o espaço mais leve e contemporâneo.

Mesas em madeira são mais acolhedoras, duráveis e intemporais. Adaptam-se a qualquer estilo e têm a vantagem de poderem ser extensíveis.

Dica 5 – As cadeiras

As cadeiras podem ser coloridas, de acrílico, com estofo ou todas em madeiras. Se pretende criar um design mais moderno, coloque as cadeiras diferentes do acabamento da mesa.

Cadeiras com braços ficam bem em mesas grandes, ou apenas nos topos. Tenha atenção que necessitam de mais espaço para esta  opção.

Escolha uma cadeira confortável e se optar por estofo, tenha preferência por tecidos laváveis ou pele.

Dica 6- A carpete para a mesa

Os tipos de carpete mais recomendados para a sala de jantar, são os que têm fios mais rasos, para facilitar a limpeza. Quanto à medida, o recomendado é considerar de 60 a 70 cm para cada lado, após o tampo da mesa, para que as cadeiras não saiam de fora.

Selecionamos alguns conjuntos de mesas e cadeiras para o inspirar:

 

P1020344 (Cópia)

 

P1020357 (Cópia)

P1020346 (Cópia)

A equipa Móveis Santo Agostinho deseja-lhe Boas Festas. Cá estaremos para o próximo ano com mais novidades e sugestões para que a sua casa fique mesmo ….à sua medida!