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Como Dormimos?

“A primeira pergunta que devemos fazer  a nós próprios, para poder eleger uma boa almofada é que postura mais utilizamos enquanto dormimos. Mesmo que seja hábito dar muitas voltas na cama durante a noite, sempre existe o que se denomina de ” postura de referência”, que é a que o corpo melhor se sente para descansar em profundidade.

Porque mudamos tantas vezes de posição durante o descanso?

É um mecanismo de defesa do corpo. Uma pressão continuada no mesmo local pode provocar uma lesão cutânea ( as escaras dos doentes, por exemplo), por este motivo é que o corpo vai procurando repartir a pressão, mudando de posição durante a noite. Também pode ocorrer quando se transpira muito durante o descanso, ou se a postura não é a indicada para a coluna e pescoço (cervical). Perante estes factos, um indicador da qualidade do equipamento de descanso é o numero de voltas que se dão durante uma noite completa.

Qual é a postura correcta?

A mais recomendável é a postura fetal. As mulheres grávidas sabem-no bem: por isso habitualmente procuram uma almofada extra para colocar entre os joelhos.
A menos recomendável: dormir de boca para baixo. Trata-se de uma postura que força muito a zona do pescoço e não facilita a respiração.

O que as pessoas habitualmente não levam em consideração:

A almofada é individual: Sendo tão pessoal, não tem lógica que seja uma só da largura do colchão, tal como não faz sentido que seja igual para o casal, pois cada um tem a sua postura de referência.

Deve renovar-se em 2 em 2 anos: Principalmente pela higiene, já que a almofada é um produto intimo e que está sujeito  a transpiração, entre outros.. Incluindo os modelos que são laváveis ou que têm várias fronhas.

Uma almofada para cada idade: Existem modelos de almofada adaptadas às diferentes idades e morfologias. Uma criança de 1 a 6 anos têm umas necessidades diferentes de um jovem, ou de um adulto, ou de uma pessoa na idade sénior.

Que almofada necessito ?

Para quem boca para cima: Dependerá de qual é a sua postura de referência. Se dorme de boca para cima, necessita de uma almofada de firmeza e espessura intermédia. Neste caso a curvatura a preencher entre a coluna vertebral e a zona cervical é pouco.

Para quem dorme de boca para baixo: Se habitualmente dorme de boca para baixo, postura que não não é recomendável, procure uma almofada de perfil muito baixo. Caso contrário, é só uma questão de tempo para surgir o desconforto e ” queixas”  nesta zona do corpo.

Para quem dorme de lado: Dormir de lado é a postura mais recomendável. Se esta é a sua forma de descansar, utilize uma almofada suficientemente grossa e firme. Neste caso deve preencher todo o espaço entre o ombro e cabeça, garantindo um perfeito alinhamento da coluna vertebral.”

Fonte: www.pikolin.com