Sem categoria

Limpeza de Paredes

Agora que o bom tempo veio para ficar, é altura de fazer as limpezas grandes.

Então, fica aqui algumas dicas, de como fazer limpeza as paredes de modo a retirar todas as manchas e não estragar a pintura.

É importante limpar a parede logo que se percebem que está manchada, pois quanto mais tempo deixarem a mancha mais difícil vai ser remover.
Nas limpezas semanais é necessário retirar o pó que se vai acumulado nas paredes, para isso pode usar o aspirador com o acessório especial ou uma Swiffer.

Limpeza de Riscos de Canetas:

Os riscos de canetas podem ser uma dor de cabeça, para retirar este tipo de mancha deverá usar sabonete branco neutro, um pano branco, uma esponja e água fria. Em primeiro lugar, comece por humedecer a ponta da esponja na água e passe o sabonete, passe na zona afetada fazendo movimentos circulares. De seguida passe com o pano seco para retirar o excesso de sabonete,repita o mesmo procedimento até tirar toda a mancha. Após a mancha ter sido removido, deverá passar com o pano húmido sobre a parede.

Limpeza de Riscos de Lápis de Cera ou Marcadores:

Relativamente aos riscos feitos com lápis de cera ou marcadores  de cores poderá deste modo: raspa com cuidado o excesso de giz ou cera da superfície, tomando cuidado para não arranhar a superfície. Depois limpa com uma esponja humedecida numa solução de carbonato de sódio ou detergente (não usar água com sabão). Em seguida remove o que sobrou com água quente e depois seca com um pano macio e sem pelos.

Limpeza de Mofo:

Para limpar as paredes de mofo  siga os seguintes passos:

  • Faça uma mistura de água e vinagre, metade de água e metade de vinagre
  • Com uma esponja macia passe a mistura sobre a parede fazendo movimentos circulares
  • Caso seja necessário repita o procedimento
  • Por fim, passe uma pano macio na área que foi limpa

Como evitar a humidade nas Paredes:

Um dos fatores que proporciona a formação dos bolores nas paredes e tetos, é a condensação de humidade. Este tipo de humidade manifesta-se quando o ar quente e húmido entra em contato com uma parede fria.
Para evitar este tipo de anomalias deveremos proporcional uma boa ventilação na habitação, deve evitar a secagem de roupa no interior da habitação e a utilização de aquecedores a gás.
Se não for possível  arejar o local deverá colocar um desumidificador para remover a humidade em excesso.

Qual a melhor tinta para limpar e a mais resistente?

Quanto mais brilhante for a tinta, mais polímero de látex contém. Quanto mais suave for a superfície mais resistente se torna às marcas de água e aos aglomerados de pó e gordura pois menos rugosidade existirá. Por isso, se optarem por um acabamento liso, especialmente na cozinha e nos locais com mais movimento da casa é a melhor forma de manter as manchas longe das paredes durante mais tempo. Contudo, tenham em mente que quanto mais polímero de latex tiver a tinta mais refletora e brilhante se torna.