As crianças são o maior tesouro dos seus pais e também elas merecem uma atenção especial na escolha do quarto, pois é nesse espaço que passam a maior parte do tempo, seja a dormir, a brincar ou a estudar.
É importante que o quarto atenda a essas necessidades básicas, sendo ao mesmo tempo agradável e divertido para os mais pequenos.
No blog deste mês, daremos algumas sugestões para a escolha dos móveis do seu filhote.
– Em primeiro lugar deve atender ao tamanho do quarto e criar zonas distintas: descanso, organização/estudo e brincadeira.
– Para quartos pequenos, opte por camas encostadas à parede e com gavetas para arrumação. Se juntar 2 ou mais crianças no mesmo quarto: os beliches ou camas duplas/triplas também são excelentes opções, pois ocupam menos espaço. O inconveniente é que se torna mais difícil de fazer a cama.
– Estantes, prateleiras, cómodas e camiseiros são essenciais à organização e arrumação de roupas, brinquedos, livros. Analise quais as peças de mobiliário que melhor se adaptam ao seu espaço e o tipo de arrumação que mais lhe convém.
– Preste atenção nos pequenos detalhes, como as bordas arredondadas, a estabilidade e o material que é produzido – devem ser naturais e livres de componentes tóxicos.
– As crianças gostam de cor: um móvel colorido traz alegria ao ambiente e torna-o mais descontraído. No entanto, a desvantagem de ter móveis coloridos é que cansam mais facilmente a longo prazo.
Tenha em conta que os gostos da criança vão alterando – o quarto deve ser pensado de modo a adaptar-se às várias fases de crescimento.
– Para uma solução a curto prazo, pode optar por comprar móveis coloridos mais económicos e mais tarde substitui-los, uma vez que o investimento não foi tão grande. Ou apostar em móveis de qualidade e duradouros, com cores neutras e colocar pequenos apontamentos coloridos ( como o caso de frentes e puxadores – que são mais facilmente substituídos a longo prazo ). Complemente com decorações coloridas em almofadas, carpetes, acessórios, cortinas, etc..
Deixamos alguns exemplos de fotos para se inspirar!