Folha de Madeira

Qual a Melhor Madeira Para Móveis

Escolha do mobiliário: Madeira Maciça, MDF ou Aglomerado?

Precisa de mobilar o seu espaço. E agora? Perante a enorme variedade e tipos de acabamentos, qual o melhor e mais indicado?
Depois de escolher o estilo e o tipo de móvel, não menos importante é para quem se destina (crianças, adolescentes, adultos), o tipo de uso (frequente ou mais decorativo) e o local onde se destina (quarto, cozinha, sala, wc).
E tudo isto para quê? Para o ajudar a decidir o material, acabamento e preço que melhor se adapta às suas necessidades.

Existem vários tipos de interiores e acabamento para o seu móvel. Selecionámos os mais comuns no mercado do mobiliário:

Interiores:    Acabamentos:
Madeira Maciça  Folha de Madeira
MDF  Lacado
Aglomerado  Melamina

Madeira Maciça:

Os móveis feitos em madeira maciça são aqueles, tal como o nome indica, feitos de madeira pura, através de pedaços de troncos das árvores, sem adição de fibras sintéticas ou aglomerados.
Existem diversos tipos de madeira. As mais usadas no ramos do mobiliário são: pinho, castanho, faia, cerejeira, nogueira e carvalho.
Um móvel em madeira maciça é bem mais resistente a danos como arranhões, furos, podendo ser reparado com mais facilidade e pode ser desmontado e montado várias vezes sem alterar a sua estabilidade.

Vantagens: Durabilidade, qualidade e Facilidade de reparação

Desvantagem: Pesado, Preço mais elevado, Sensível a oscilação de temperaturas (podendo aumentar ou diminuir com variações de humidade).

A madeira maciça é utilizada maioritariamente em móveis rústicos e linhas mais clássicas.
Alguns exemplos no nosso site: Linha Atlântica, Prisma.

A madeira maciça é indicada para quem procura qualidade, durabilidade e resistência.

Com o intuito de reduzir o preço final, a madeira maciça pode ser usada juntamente com outros materiais mais económicos como a glomerado, MDF ou contraplacado, chamando-se assim, móveis semi-maciços.

MDF:

MDF é uma sigla em inglês que significa “Medium Density Fiberboard” que, traduzindo para português, quer dizer “chapa de fibra de média densidade”.

É um aglomerado sofisticado, composto de fibras de madeira que são aglutinadas e compactadas entre si com resinas, através da acção de pressão e calor em prensa continua.

O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria- prima. Os painéis são superficies grandes perfeitamente homogeneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque, sendo ideal para acabamentos em lacagem.

O Lacado pode ser mate ou de alto brilho e exige mais cuidados do que a folha de madeira, pois não é fácil de reparar.

Vantagens: Versátil, possibilitando uma enorme variedade de acabamentos, apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura, mais ecológico, mais barato que a madeira maciça.

Desvantagens: Vulnerável e ambientes húmidos

Alguns exemplos no nosso site: Linha 156, Zik- Zak, Sense, Premier (…)

Aglomerado:

O Aglomerado, é um material derivado da madeira. É composto por particulas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais fenólocas e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (particulares menores) e o centro fique menos denso (particulares maiores). Isto contribui para a estabilidade da chapa e uma superfície menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou melamina.
Não é apropriado para uso em lugares húmidos ou expostos a luz direta do Sol.

Vantagens: Mais barato, ecológico e versátil

Desvantagem: Mais vulnerável a humidades, menor durabilidade

Muitos móveis são fabricados a partir da junção do MDF e Aglomerado. Com isso, consegue uma maior durabilidade do que se fosse apenas constituido por Aglomerado, tendo um custo final mais baixo.

Se gosta de mudar os seus móveis com frequência, o aglomerado é uma opção a considerar, pois para além de permitir vários acabamentos, é mais económico, comparativamente com o MDF e a Madeira Maciça.

Alguns exemplos no nosso site: Móveis “Smart”, Linha Kid´s, ; Magnum (…)

Actualmente, a grande maioria dos móveis de qualidade são feitos em MDF, devido à sua versatilidade, pois permite ser folheado a madeira, para quem procura qualidade, lacado mate ou brilho, para quem procura design e a melamina, para quem procura preço.

Nos Móveis Sto. Agostinho defendemos a qualidade. Se de vez em quando gosta de fazer um “Refresh” na sua casa, aposte em móveis duradouros, troque-os de lugar, aposte numa nova decoração: outro padrão de cortinados, umas almofadas decorativas, uma carpete diferente e com rapidez e pouco investimento, a sua casa terá um “Look” diferente.

Porque as coisas boas … perduram!

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, a equipa Móveis Sto. Agostinho estará ao dispôr para 0(a) ajudar a escolher a melhor solução, consoante as suas necessidades.

Móveis Santo Agostinho … à sua medida!

1 comentário

  1. Antonio Costa

Trackback e pingback

Nenhum trackback ou pingback disponível para este artigo

Responder